Trabalho Da Ava Tema 3
Esse caso ocorreu em uma empresa chamada FM Rodrigues & Cia Ltda., nome que tem sentido com as iniciais do fundador da empresa, o empresário Felisberto Moutinho Rodrigues Junior.
A empresa foi fundada em 1968, em Bauru, interior de SP, executando inicialmente serviços de construção e manutenção de redes de distribuição de energia elétrica e iluminação pública para a CPFL - Companhia Paulista de Força e Luz e obras de saneamento para o DAE - Departamento de Águas e Esgoto da região. Expandiu-se regionalmente e em 1973 se transferiu para a capital paulista, firmando-se no ramo de serviços de construção e manutenção de redes elétricas e construção e manutenção de redes de água e esgoto, sempre atuando com empresas estatais de grande porte como Sabesp e Eletropaulo, através de licitações e contratos de pequenos e grandes períodos. Teve o seu auge nos anos 90, quando expandiu seus serviços a diversos estados brasileiros, atuando no seguimento da construção civil e contratos públicos como poda de arvore e tapa buracos e diversos outros. Assim se mantém até os dias atuais, só que hoje em menor escala.
Tive a oportunidade de trabalhar nesta empresa no ano de 2011, exercendo a função de Auxiliar Administrativo. Fui indicado para trabalhar em um contrato com a Sabesp de manutenção e construção de redes de água e esgoto, na região da Sé e Lapa, no centro de São Paulo. Atuei no setor de controle de admissão e demissão de funcionários. Para o cumprimento do contrato eram necessários, em média, 190 funcionários entre encanadores, motoristas, ajudantes e encarregados.
O fluxo de demissões e contratações de mão de obra era intenso. Com o tempo fui percebendo como a empresa lidava com seus funcionários, não esclarecendo as suas dúvidas referentes a pagamentos e benefícios. A insatisfação era geral entre os colabores. Também na existia controle de horário dos colabores.
Os funcionários de “campo”, que executavam as manutenções e construções, recebiam seus salários e uma