trabalho de elcy
O que, no passado, era entendido e tratado como caridade, na atualidade, é trabalhado como ação transformadora no sentido de garantir aos cidadãos os direitos sociais protegidos por declarações internacionais e pelas constituições de cada nação.
È importante destacar a evolução do Serviço Social desde a concepção paternalista até o cenário atual, onde se apresenta com política pública estabelecida pelo Estado. Dessa forma, cabe a sociedade e aos assistentes sociais manter e garantir, cada vez mais, os direitos dos cidadãos brasileiros no que se refere às questões individuais e principalmente, da coletividade.
O Serviço Social surgiu a partir dos anos 1930, quando se iniciou o processo de industrialização e urbanização no país. A emergência da profissão encontra-se relacionada à articulação dos poderes dominantes (burguesia industrial, oligarquias cafeeiras, Igreja Católica e Estada varguista) à época, com o objetivo de controlar as insatisfações populares e frear qualquer possibilidade de avanço do comunismo no país. O ensino de Serviço Social foi reconhecido em 1953 e a profissão foi regulamentada em 1957 com a lei 3252.
A profissão manteve um viés conservador, de controle da classe trabalhadora, desde seu surgimento até a década de 1970. Com as lutas contra a ditadura e pelo acesso a melhores condições de vida da classe trabalhadora, no final dos anos 1970 e ao longo dos anos de 1980, o Serviço Social também experimentou novas influências: a partir de então, a profissão vem negando seu histórico de conservadorismo e afirma um projeto profissional comprometido com a democracia e com o acesso universal aos direitos sociais, civis e políticos.
O Serviço Social é uma profissão de nível