FREIOS ELETRODINAMOMÉTRICOS DE PRECISÃO PARA MEDIDA DE CONJUGADO E POTÊNCIA
EQUACIONAL ELÉTRICA E MECÂNICA LTDA
RUA SECUNDINO DOMINGUES 787, JARDIM INDEPENDÊNCIA , SÃO PAULO, SÃO PAULO
TELEFONE (11) 2100-0777 - FAX (11) 2100-0779 - CEP 03223-110 internet: http//:www.equacional.com.br email: vendas@equacional.com.br
FREIOS ELETRODINAMOMÉTRICOS DE PRECISÃO PARA MEDIDA DE
CONJUGADO E POTÊNCIA
AUREO G. FALCONE ROBERTO O. FUJISAWA IVAN E. CHABU
EQUACIONAL-EPUSP GENERAL MOTORS EQUACIONAL-EPUSP
RESUMO
O presente artigo focaliza alguns aspectos do trabalho apresentado no 2º
Seminário Internacional da ABINEE, ocorrido em maio último, consistindo na transmissão da experiência acumulada em muitos anos de projeto e construção de freios eletrodinamométricos, que evoluiu para a fabricação de sistemas desenvolvidos para pesquisa, aferição e medição de conjugado (torque) e potência com níveis de precisão acima dos requeridos para fins de homologação internacional.
1 – INTRODUÇÃO
Freios eletrodinamométricos ou dinamômetros elétricos são máquinas com a função de acionar ou aplicar carga a um determinado equipamento sob teste, no mesmo tempo em que realiza a medição do conjugado no eixo e potência útil absorvida ou produzida por tal equipamento.
Com exceção dos freios de Prony e os Hidráulicos, os dinamômetros elétricos são os de Foucault (corrente parasita) e os Freios eletrodinamométricos de corrente contínua.
Dentre todos os tipos, o freio eletrodinamométrico de corrente contínua, é o único reversível podendo medir tanto conjugado e potência produzidas por máquinas motrizes (motores elétricos, motores de combustão, turbinas) como conjugado e potência absorvidos por ventiladores, bombas, compressores, etc.
O controle do conjugado é conseguido pelo ajuste da excitação bem como pelo ajuste da carga da armadura. Apresenta ótima controlabilidade, sendo utilizado em potências desde décimos até milhares de kW, em amplas faixas de rotação.
A fig. 1 apresenta, qualitativamente, as curvas características dos diferentes tipos de