Conheça-te a ti mesmo
Morfeu: “O que é real? Como define real? Se você está falando do que pode ser cheirado, provado e visto, então real é simplesmente um sinal elétrico interpretado pelo seu cérebro”. Nessas falas ditas por Morfeu, podemos refletir sobre a famosa frase “Penso logo existo.”, analisando essa frase, podemos ter a certeza de que todos nós temos uma utilidade, afinal de contas todos nós pensamos, e ninguém pode duvidar da sua existência como um ser pensante. E também podemos refletir sobre uma duvida constante, de que nunca saberemos se estamos vivendo na realidade, ou se é apenas um sonho que nunca iremos acordar.
“Só posso lhe mostrar a porta. Você tem de atravessá-la.” Essa frase foi dita por Morfeu, quando ele levou Néo até o oraculo. Atrás dessa frase, podemos refletir sobre os caminhos em que nos é apresentado, e que apenas nós temos o poder de decidir se iremos seguir esse a esse caminho ou não, e cada um de nós somos responsáveis pelas nossas escolhas, e que dependente de alguém tentar nos influenciar, somos nós que tomamos nossas atitudes, e não quem nos influencia.
Neo: O que é Matrix?
Morfeu: Você quer saber o que é Matrix? Matrix está em toda parte [...] é o mundo que acredita ser real para que não perceba a verdade.
Neo: Que verdade?
Morfeu: Que você é um escravo, Neo. Como todo mundo, você nasceu em cativeiro. Nasceu em uma prisão que não pode ver, cheirar ou tocar. Uma prisão para a sua mente. Nesse dialogo ente Neo, e Morfeu, é uma referencia sobre o Mito da Caverna. Esse mito da caverna nos mostra que nós vivemos em um lugar, onde somos manipulados, e influenciados, e que muitas vezes não nos damos conta de que estamos presos, e que não conseguimos nos livras dessa prisão. A caverna é o lugar onde podemos ver o mundo exterior, e que muitas vezes nem