filosofia respostas á idade moderna
Para Trijillo (1974, p.11): “constituem-se características do conhecimento teológico ou religioso: valorativo, inspiracional, sistemático, não verificável, infalível, exato”. Exemplo: “O homem foi feito à imagem e semelhança de Deus”.
Falível: qualquer ideia que possa ser submetida aos testes da observação, por exemplo: o conhecimento popular e científico é falível, enquanto que o conhecimento filosófico e teológico é infalível.
Características do saber popular
Superficial: porque se vê, sente, ouve dizer, todo mundo fala, ou seja, conforma-se com a aparência;
Sensitivo: refere-se a vivências do dia-a-dia;
Subjetivo: pois é o próprio sujeito que organiza as suas experiências de acordo com a sua ótica; Assistemático: pois não possui uma ordenação das idéias; e Acrítico: independente de verdadeiro ou não, este conhecimento não se manifesta de forma crítica. (AnderEgg, 1978)Para Trijillo (1974, p.11): “constituem-se características do conhecimento popular: valor ativo, reflexivo, assistemático, verificável, falível e inexato”. Exemplo de conhecimento popular: “Chá de boldo é bom para o estômago”.
Características do Conhecimento Científico
Para Galliano (1979, pp. 2430), “o conhecimento científico: é racional e objetivo; atém se aos fatos; transcende aos fatos; é analítico; requer exatidão e clareza; é comunicável; é verificável; depende de investigação metódica; busca e aplica leis; é explicativo; pode fazer predições; é aberto; é útil”. Exemplo: Albert Einstein descobriu a relação entre a energia e a matéria, expressa através de sua famosa equação: E = mc.
Características do Conhecimento Filosófico
Ainda segundo Trujillo (1974, p. 11), “o conhecimento filosófico é composto das seguintes características: valorativo, racional, sistemático, não verificável, infalível e exato”. Exemplo: “O homem é a ponte entre o animal e o além homem”. (Friedrich Nietzsche)
3)É nesse ínterim que se