Conhecimentos Inerentes ao Profissional Contábil
OTT, Ernani; PIRES, Charline Barbosa. Estrutura curricular do curso de Ciências Contábeis no Brasil versus estruturas curriculares propostas por organismos internacionais: uma análise comparativa. Revista Universo Contábil, Blumenau, v. 6, n. 1, p. 28-45, jan./mar. 2010.
Fabiano Almeida Ribeiro
Acadêmico em Ciências Contábeis
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Qual a realidade do exercício da profissão contábil no ambiente de negócios? O que se espera deste profissional? O que este profissional deve desenvolver? Qual a estrutura curricular estabelecida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), para o curso de Ciências Contábeis no Brasil? E as propostas pelos Organismos Internacionais?
Neste sentido, Charline Barbosa Pires, Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), e Ernani Ott, Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de Deusto, convidam-nos para tais discussões com o artigo ‘’Estrutura Curricular do Curso de Ciências Contábeis no Brasil VERSUS Estruturas Curriculares Propostas por Organismos Internacionais: uma análise comparativa’’, apresentando as competências que os egressos dos cursos de Ciências Contábeis devem desenvolver ao ingressar no mercado de trabalho, e os conhecimentos, habilidades e atitudes que as instituições de ensino devem aprimorar para caracterizar um contador de sucesso. A leitura nos transmite a preocupação dos autores com a formação deste profissional, onde há uma comparação curricular estabelecida pela CNE e as que foram propostas pelos Organismos Internacionais, pois afirmam que os Organismos internacionais têm exposto suas preocupações com a formação deste profissional, emitindo documentos em que apontam o perfil desejado, levando em conta as demandas do mercado.
O artigo com, uma linguagem acessível, segue uma ordem lógica para dar conta de tantas informações, e pode ser dividido em seis partes. Na primeira, é