Conhecimentos Bancarios
Mercado primário e mercado secundário
O mercado primário compreende o lançamento de novas ações/debêntures no mercado, com aporte de recursos para a companhia. Ou seja, quando um título é lançado no mercado pela primeira vez, ocasião em que o valor da operação vai para a empresa que o lançou, chamamos de mercado primário. Após a apropriação pela empresa que lançou o título, as demais operações de compra e venda caracterizam-se como sendo do mercado secundário, já que o valor não vai para a empresa que lançou o título.
Quando uma empresa vai abrir seu capital, cumprindo as exigências da
Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e coloca à venda um grande lote de ações de propriedade de alguma acionista, a operação é considerada uma distribuição no mercado secundário. Esses mesmos princípios valem para os títulos de renda fixa, como títulos públicos, CDB etc.
Valores mobiliários
Valores mobiliários são aqueles papéis (títulos) que possuem valor para negociação, podem ser bônus de subscrição, debêntures, ações, certificados de depósitos bancários, cotas de fundos de investimentos, cédulas de debêntures, notas promissórias comerciais, contratos de derivativos etc.
Os valores mobiliários negociáveis em bolsa são os emitidos por sociedades anônimas de capital aberto. O capital de sociedades anônimas é dividido em ações, caso ela não queira sócios, ela emite debêntures, que são títulos para captação de capital para investimentos de médio e longo prazo.
Empresas de capital aberto
Chamadas também de companhias abertas. São aquelas que têm seus papéis (títulos de captação) negociados no mercado de balcão ou bolsas de valores, desde que registrados e autorizados pela CVM.
27
Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações www.iesde.com.br
Mercado de capitais
Empresas de capital fechado
São aquelas cujos valores mobiliários (ações, debêntures e commercial papers) são restritos a um