Conhecimento
1- Introdução (Continuação)
Para análise pelo método ADC deve-se considerar que o acidente do trabalho decorre de um processo qualquer no qual alguma variável deste processo sofreu alterações.
O processo é sempre descrito da seguinte forma:
“Um indivíduo (I) executa uma tarefa (T) utilizando um material (M) num contexto de trabalho (MT)”.
Ex: Um borracheiro João (indivíduo) executa a troca de pneu (tarefa) utilizando chave, alavanca (material) na sua borracharia na Avenida Norte (meio ambiente de trabalho).
OBS1: Para aplicação da metodologia da ADC, os fatores I, T, M e MT devem ser analisados de forma macro, ou seja, considerando agentes internos e externos ao ambiente de trabalho.
Ex: João estava com o filho doente em estado grave, deixou-o no hospital e foi trabalhar. Preocupado, não percebeu a passagem de uma empilhadeira ao entrar no seu ambiente de trabalho, sofreu acidente quebrando sua perna direita ao sofrer colisão com o equipamento.
Aplicação do Método ADC
Para aplicar este método ADC, visando-se conhecer as causas que motivaram o acidente deve-se usar as seguintes regras:
1) A Árvore das Causas é um diagrama formado por símbolos representando eventos ocorridos e linhas de ligação entre esses eventos.
2) Se o evento é rotineiro deve ser representado por um retângulo. Se o evento é ocasional pode-se representar por um círculo.
3) A ligação entre um evento e outro é representado por uma linha cheia caso se tenha a certeza que um evento implica no outro. E por uma linha pontilhada caso exista apenas a probabilidade de ter contribuído para que o outro evento acontecesse.
4) Existem eventos que para acontecerem se faz necessário que outro evento tenha acontecido anteriormente.
Ex: João correu, caiu e quebrou a perna.
Nesse caso, João só quebrou a perna porque caiu, se ele não tivesse caído não