conhecimento e saber
QUESTÃO 8
O filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900), talvez o pensador moderno mais incômodo e provocativo, influenciou várias gerações e movimentos artísticos. O Expressionismo, que teve forte influência desse filósofo, contribuiu para o pensamento contrário ao racionalismo moderno e ao trabalho mecânico, através do embate entre a razão e a fantasia. As obras desse movimento deixam de priorizar o padrão de beleza tradicional para enfocar a instabilidade da vida, marcada por angústia, dor, inadequação do artista diante da realidade.
Das obras a seguir, a que reflete esse enfoque artístico é:
(A) Homem idoso na poltrona Rembrandt van Rijn – Louvre, Paris.
(B) Figura e borboleta Milton Dacosta
(C) O grito – Edvard Munch – Museu Munch
(D) Menino mordido por um lagarto Michelangelo Merisi (Caravaggio) National Gallery, Londres
(E) Abaporu – Tarsila do Amaral
A questão correta é a de letra C, pois já que através dessa obra de Edvard Munch é possível perceber o grande sofrimento, a angústia frente à realidade. A tela “O grito” foge ao padrão de beleza tradicional que é uma característica marcante do Expressionismo.
Comentários sobre as questões:
LETRA A - Rembrandt van Rijn no qual pintou a obra “Homem idoso na poltrona”, foi um pintor holandês. É geralmente considerado um dos maiores nomes da história da arte europeia e o mais importante da história holandesa. Suas contribuições à arte surgiram em um período denominado pelos historiadores de "Século de Ouro dos Países Baixos", na qual a influência política, a ciência, o comércio e a cultura holandesa (particularmente a pintura) atingiram seu ápice.
LETRA B - Milton Dacosta, autor de “Figura e borboleta” foi um pintor, desenhista, gravador e ilustrador brasileiro. Um dos principais representantes da terceira geração modernista na pintura brasileira. Um dos mais valorizados pintores brasileiros e tem obras nas maiores coleções particulares e museus do Brasil e do mundo.
LETRA D –