Conhecimento e Saber
A curiosidade nos faz descobrir novos caminhos, novas formas. Quando a curiosidade ingênua se transforma em curiosidade critica podemos dizer que estabelecemos uma estrutura ou conhecimento, isso ocorre no momento em que surge o conhecimento cientifico.
A suspeita critica é a que nos leva a perguntar o que há atrás das coisas. Essa suspeita nos induz a fazer perguntas a respeito do assunto abordado, sobre como se realiza tal assunto e quem são os sujeitos do conhecimento. Isto nos leva à perguntas como “Quem disse que não há outra maneira de pensar?”, “ Quem está falando ? “.
Os mestres da suspeita são: Karl Marx, Sigmund Freud e Friedrich Nietzsche. O primeiro, Marx, conhecido como o mestre da suspeita ideológica e fundador da ciência política e da economia contemporâneas, criticava o capitalismo e as relações entre as classes. O segundo, Freud, o mestre da suspeita inconsciente, o pai da psicanálise, critica psicológica do ser humano, de suas relações e da sociedade, defende que somos movidos pelo nosso inconsciente. O terceiro, Nietzsche, o mestre da suspeita do sentido, mais polêmicos dos intelectuais de ultimamente, sua critica era contra quem queria saber tudo.Todos trataram o conhecimento como local de inquietação social e de denuncia de ilusões, por isso, ficaram marcados e famosos.
A violência nas escolas vem crescendo cada vez mais. A sociedade capitalista se deixa levar pelos meios de comunicação. Estes, no entanto, manipulam pensamentos e influenciam