Conhecimento e alienação
Que relação pode ser estabelecida entre essas duas matrizes? Na palestra presenciada no dia 25 de abril de 2013, no evento de lançamento dos livros do Instituto Luckács no Campus Arapiraca, o professor Sérgio Lessa aborda esse e outros temas dessas áreas, que aparentemente são diferentes, mas na essência são semelhantes.
De início é importante ressaltar que o conteúdo da palestra contribui não só para a formação profissional, mas também na formação para a vida e a compreensão do sistema que vivemos. Com um teor revolucionário, Sérgio Lessa explana alguns acontecimentos relativos à história política mundial e acontecimentos que a marcaram.
Este relatório será dividido em dois pontos: A parte inicial, onde será feita uma abordagem geral ao panorama político mundial. A segunda parte, sobre o papel alienador do educador e da escola na formação dos cidadãos.
A compreensão do sistema é necessária para que a população possa se movimentar contra o mesmo. A humanidade vive um momento histórico único, onde o sistema vigente vive uma crise sem fim, uma decadência. Não houve mais avanço desde a revolução francesa ou revolução industrial. Vivemos rodeados pelo capital, de forma que não sabemos mais separar ele de outras coisas. Nossas relações são cercadas pelo dinheiro.
Existe a transformação do humano em mercadoria. Tudo gira em torno do lucro. A necessidade humana deixou de ser necessidade para se tornar negócio. Foram citados vários exemplos, como a saúde e a educação privada, onde o que prevalece é o poder do capital e não a necessidade humana. O homem só tem lugar na sociedade se for útil ao sistema, se der lucro. Enquanto pessoa, não existe espaço na sociedade. O Senhor da sociedade é o lucro e este só é obtido explorando alguém, a sociedade é desigual por isso.
Como diz o cantor Criolo, em uma de suas composições: “O dinheiro vem pra confundir o amor”. O poder do capital rege até as relações pessoais, como o