Sociologia
“Quebrando Paradigmas”
Seja Amigo da Mudança
“Quebrando Paradigmas”
Palestrante: Marco Aurélio F. Vianna
Introdução Pág. 01
Origem da Alienação Social Pág. 02 Pág. 03 Pág. 04
As três formas de Alienação Social Pág. 05
“Alienação Social”
Alienação Econômica Pág. 06
Alienação Intelectual Pág. 07
Desalienação Pág. 08
Conclusão Pág. 09
Bibliografia Pág. 10
Introdução
A importância do conceito de alienação, objeto de grandes debates contemporaneamente, prende-se a que sua efetiva incorporação à ciência social implicaria toda uma reformulação de sua metodologia, como de seu alcance. A delimitação das fronteiras entre o conhecimento "puro" e a "escatologia", o problema do normal e do anormal, a efetiva caracterização da ciência humana como engajada, a natureza de seu objeto, etc., tomam sentido na medida em que um tratamento adequado seja dado a esta categoria.
Além do mais, a preocupação com a categoria de alienação se vincula a uma retomada da problemática marxista, da qual grandes virtualidades estiveram por longe tempo inexploradas, pela forte coloração partidária a que foram submetidos os debates a seu respeito.
Não pretendemos, como se evidenciará durante o trabalho, reduzir o marxismo às dimensões de uma ciência "neutra", mas acreditamos que isso nada tenha a haver com sua vinculação a quaisquer organizações politico-partidárias existentes, que podem pretender utiliza-lo, mas nunca seu monopólio e o monopólio de sua verdade. É dentro desta perspectiva - que poderá devolver ao marxismo toda sua potencialidade de pensamento