Conhecimento Teológico
Conhecimento popular, ou vulgar, é transmitido de geração para geração e também por exeperiência própria. Não é adquirido por meio de estudos, é espontâneo, intuitivo, tende-se a obter erros por não possuir uma base teórica.
Por exemplo: não temos comprovação ao dizer quando irá chover, mas olhando para o céu coberto de nuvens, nos leva a acreditar que provavelmente choverá.
Quando se trata de conheciomento popular, não existe explicação ''lógica'' de como as coisas funcionam, as pessoas sabem que tal fato leva ao resultado, porque simplesmente tem de ser feito assim, é assim que aprenderam.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Estuda e esclarecer o fatos ocorridos no universo. Para se obter um resultado é preciso estudá-lo, analisar as informações para se ter uma confirmação dos fatos. É o que nos faz ter uma visão real das coisas e acontecimentos que nos cercam. Tendo como principal fonte fenômenos da natureza, objetos ideais e acontecimentos culturais. Mesmo tendo sua base experimentalmente comprovada não é inquestionável, podendo ser contestado e até mesmo perder a validade diante de comprovações contraditórias.
CONHECIMENTO FILOSÓFICO
É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência. É o fundamento da essência (fazer críticas, formular opniões, emitir juízos). E sua essência é a buscar do ''saber'' e não de sua posse. Embora não ofereça soluções definitivas para muitas questões formulada pela mente, traduz a ideologia.Influindo diretamente na vida concreta do ser humano, orientando sua atividade pratica e intelectual.
CONHECIMENTO TEOLÓGICO
Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa.