conhecimento numérico
Dulce Maria Britto Abreu dulceabreu@ig.com.br
Orientadora: Profa. Dra. Anna Regina Lanner de Moura
Doutoranda da FE-UNICAMP; professora de alfabetização na PMSP e nas
Faculdades Integradas de Guarulhos.
O conhecimento numérico de jovens e adultos alfabetizandos na (re)criação do conceito numérico de Dulce Maria Britto Abreu, apresenta os resultados de uma pesquisa realizada numa turma de jovens e adultos alfabetizandos. O objetivo da pesquisadora era compreender o conceito de número, que esses alunos possuíam. Os dados da pesquisa não evidenciaram que possuíssem o conceito abstrato do número.
Nos quatros episódios, a pesquisadora, através de perguntas tenta descobrir o conceito de número dos alunos.
No primeiro Episódio “ O que é número ?”, a autora expõe a ideia de um ser extraterrestre , que faz perguntas sobre o conceito de número, tem respostas quantitativas (“Tem que contar pra ter noção de quanto tem.. “Contar um dois três quatro..”) e da importância de saber contar para não ser enganado no aspecto dinheiro, pois sabendo contar as cédulas de dinheiro, não poderiam serem enganados, onde o conceito numérico , só se materializa na contagem na quantidade, não sabendo explicar a origem desse conceito.Portanto esse distanciamento entre a criação e o criador como concepção do mesmo (abstração) não é evidenciada ou seja não é preciso saber o que é mas sim para que serve.
No segundo episódio “Quem inventou o número?” a autora encontrou nas respostas dos alunos “DEUS”, como ser criador do número e da quantidade. A pesquisadora argumentou que se alguém não tem a explicação de alguma coisa, parte para o caminho mais fácil definir que é definir que “tudo é obra de DEUS”, não aceitando mudanças.
No terceiro episódio “Como controlar a quantidade de ovelhas?” a autora, propõe como contar algumas ovelhas sem o uso do número hindu-arábico,