Senso num rico
Texto 3
O que é o tal senso numérico?
Classicamente, se considerava como senso numérico a faculdade que permite a um ser vivo perceber que a quantidade de objetos de umpequeno conjunto foi alterada quando, sem seu conhecimento, forem acrescentados ou tirados objetos do mesmo. A pesquisa moderna, principalmente em Psicologia Cognitiva e Neurologia, estende essa capacidade para a de se fazer adições e subtrações, tudo isso sempre associado a conjuntos de pequeno tamanho, tipicamente com até entre cinco a dez elementos. Ademais, deve-se entender que essas adições e subtrações podem ser aproximadas e que a exatidão dos cálculos pode diminuir a medida que os números envolvidos aumentam.
Resumindo: senso numérico é a capacidade de reconhecer, comparar, somar e subtrair aproximadamente pequenos números.
É importante insistir, desde já, que o senso numérico é uma capacidade independente da de contar. Quando olhamos para uma mesa e dizemos que sobre a mesma existem três livros, podemos fazer isso sem contar um, dois e três. Além disso, também é importante enfatizar que o senso numérico é atributo inato de muitos animais, enquanto que apenas no homem o cérebro atingiu uma complexidade suficiente para lhe permitir aprender a contar. Também temos bastante evidência experimental para achar que apenas humanos são capazes de fazer multiplicações e divisões.
Até animais tem senso numérico
CAPACIDADE DE RECONHECER e COMPARAR PEQUENOS NUMEROS :
Há uma enorme quantidade de evidências mostrando que essa capacidade é muito comum entre os animais. Um dos exemplos mais conhecidos é o dos pássaros: se retirarmos dois ou mais ovos de um ninho, o pássaro o abandona.
Passando a exemplos mais significativos, podemos considerar o das leoas. Fora da época de reprodução, elas caçam em grupo e quando tem seu território invadido por outras leoas, elas comparam o tamanho de seu grupo com o das invasoras para decidirem se é hora de fugir