Conhecimento Empresarial
Anna da Soledade Vieira
Conhecimento como recurso estratégico empresarial ANTECEDENTES
As organizações brasileiras defrontam-se hoje com rapidez e profundas transformações (políticas, econômicas, sociais, tecnológicas) dos ambientes nacional e internacional, associadas a uma crescente competição no mundo dos negócios e ao surgimento de uma categoria de clientes conscientizados de seus direitos a produtos e serviços de alta qualidade.
Resumo
As transformações ambientais (políticas, econômicas, sociais e tecnológicas), associadas ao crescimento da competição de mercado e à demanda de qualidade por pane da clientela, levam as organizações contemporâneas a valorizarem a informação, conhecimento e inteligência como recursos estratégicos dos mais valiosos. Outra conseqüência de tais transformações tem sido a percepção da preservação e desenvolvimento do conhecimento específico da organização, em todos os setores e níveis hierárquicos, seja esse saber codificado sob forma de dados, documentos, informações e sistemas, ou seja ele personalizado sob forma de know-kow do especialista. Então, organizações fazem o melhor que podem para desenvolver seu conhecimento (através da educação, treinamento e comunicação), registrar o mesmo (por meio da tecnologia e sistemas de informação com níveis diferentes de valor agregado) e integrar o uso estratégico sob uma administração de recursos de informação unificada. Sob essa perspectiva, as organizações brasileiras devem agora avaliar o suporte de informação disponível para seus administradores e especialistas/engenheiros caso queiram ter lugar no próximo milênio.
Palavras-chave
Recursos informacionais, Inteligência competitiva.
Artigo escrito com base na apresentação feita pela autora na Mesa-redonda sobre informação, promovida pela Petrobrás/Cenpes /
Sintep, no Rio de Janeiro, em 26 de maio de
1993.
Ci Inf., Brasília. 22(2): 99-101, maio/aqo. 1993
No Primeiro Mundo,