Conhecimento do universo
O Conhecimento do Universo
Astronomia: Com o seu significado vindo do grego significa "lei das estrelas" e é hoje uma ciência que se abre num leque de categorias complementares aos interesses da física, da matemática e da biologia. Envolve diversas observações procurando respostas aos fenómenos físicos que ocorrem dentro e fora da Terra bem como em sua atmosfera e estuda as origens, evolução e propriedades físicas e químicas de todos os objectos que podem ser observados no céu (e estão além da Terra), bem como todos os processos que os envolvem.
O Universo é constituído de tudo o que percebemos existir fisicamente, a totalidade do espaço e tempo e todas as formas de matéria e energia. É constituído por vários corpos celestes, conjuntos de galáxia e espaço vazio.
1
Leis e Modelos Científicos
Teoria Geocêntrica: Segundo Ptolomeu, os planetas, o Sol e a
Lua giravam em torno da Terra na seguinte ordem: Lua,
Mercúrio, Vénus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno. Com a ajuda da trigonometria, Ptolomeu estudou o movimento desses astros mas propôs uma explicação muito simplista para o problema do movimento aparente dos planetas: em determinados pontos de suas órbitas eles parecem deter-se, inverter o seu movimento, deter-se novamente, finalmente mover-se na direcção primitiva. Esses fenómenos devem-se, na realidade, ao facto de a Terra e os planetas moverem-se com velocidades diferentes em órbitas aproximadamente concêntricas e circulares.
Teoria Heliocêntrica: Heliocentrismo é uma teoria astronômica que demonstra cientificamente que o Sol é o centro do Sistema Solar e que os planetas giram à sua volta.
Foi o astrônomo grego Aristarco de Samos que apresentou pela primeira vez, no século III a.C, esta teoria.
O modelo Heliocêntrico prevaleceu durante séculos pois só após 20 anos da divulgação da pesquisa de Copérnico,
Giordani Bruno acrescentou à teoria a ideia de que o
Universo era infinito, e por isso foi