CONHECIMENTO DA QUIMICA
A definição da química na engenharia vai além da visão dos estudos dos materiais, mas sem dúvida esta área do conhecimento químico já permite avaliar a grande contribuição que o estudo da química oferece ao engenheiro em formação e em atividade profissional.
Algumas das preocupações frequentes dos profissionais que trabalham com materiais são quanto sua durabilidade e sua capacidade mecânica (resistência a esforços, momentos, etc.).
A química tem o importante papel de garantir o bom entendimento das transformações físicas, químicas e físico-químicas que ocorrem com os diversos materiais no meio ambiente.
A construção civil foi beneficiada de várias formas, algumas delas são:
Os canos não precisam mais ser feitos de ferro.
“Nas construções mais antigas, a tubulação de água era de ferro por dentro do revestimento de alvenaria - aquele ferro que ia oxidando, entupindo a tubulação. Se houvesse algum problema, tinha que quebrar toda a parede para fazer o reparo. Hoje, o material polimérico substitui o material metálico e essa tubulação passa toda externamente, podendo ser recoberta inclusive por paredes secas”, falou o professor Gilton Lyra.
As paredes são feitas com novos materiais.
“Uma possibilidade de divisória interna seria a utilização de paredes secas, compostas de papelão com gesso e, entre elas, haveria isolamento acústico, composto por lã de rocha mineral”, explicou Gilton.
Referências Bibliográficas:
http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/10/quimica-contribui-na-construcao-civil-com-engenharia-dos-materiais.html