Sobre a importância do conceito transformação química no processo de aquisição do conhecimento químico.
O estudo das transformações químicas contribui para o entendimento do impacto causado pelo avanço da indústria química moderna no meio ambiente. O estudo das transformações químicas que ocorrem no lixo pode auxiliar a compreender por que, neste caso, os plásticos se transformaram em um problema ambiental, provocando a necessidade de os químicos começarem a produzir plásticos biodegradáveis.
Compreender a ocorrência e os mecanismos das transformações químicas permite ainda o entendimento de muitos processos que ocorrem diariamente em nossas vidas, como o metabolismo,a ação de medicamentos, o cozimento de alimentos, entre tantos outros exemplos.
Aliado ao ponto de vista da formação do cidadão, podemos ainda apontar que, epistemologicamente, para que o sujeito conheça a química, entender esse conceito se torna uma necessidade central. Afinal, “a atividade central do químico é compreender as transformações (reações) químicas e delas tirar proveito.
Dificultando o acesso a esse entendimento e à viabilização de processos de aprendizagem, as idéias que costumam circular em âmbito escolar a respeito desse conceito estão muitas vezes bastante distantes do conhecimento científico, constituindo-se em concepções alternativas do objeto de ensino
Concepções alternativas de aluno (a)s sobre transformação química (TQ)
Ben-Zvi e col. (1987), investigando 337 alunos(as) israelenses com idade entre 13 e 15 anos, constataram que eles apresentavam grande dificuldade em mudar seus raciocínios do campofenomenológico para o nível atômicomolecular pois, por exemplo, atribuíam propriedades como cor e fase a átomos e moléculas individuais. Nesse sentido, foram encontradas manifestações do tipo: “o ouro é dourado porque possui átomos de cor dourada e a água é líquida porque é composta de moléculas líquidas”.
Cachapuz (1988) também identificou a mesma tendência com