Conhecimento Comum O Conhecimento Do Povo
Conhecimento Comum é o conhecimento do povo, obtido ao acaso, sem métodos, sem sistemas, sem análise, sem críticas e sem demonstração. São as vivências retiradas do cotidiano, tendo, portanto grande importância por se tratar de sua história de vida.
É o homem comum, sem formação, rodeado de seus semelhantes, que no momento presente e com a lembrança, prevê o que poderão fazer e ser no futuro. Este conhecimento se transmite de pessoa a pessoa e transcende gerações por meio da linguagem e é assim que se têm explicações referentes à razão de ser das coisas e dos homens.
Já o Conhecimento Científico tende, além dos fenômenos, à busca de suas causas e leis. É a capacidade de analisar, de explicar, de induzir ou aplicar leis, de predizer com segurança eventos futuros, é conhecer as causas e ser capaz de demonstrar.
O conhecimento científico é baseado em fatos concretos, positivos, fenômenos perceptíveis pelos sentidos, mediante instrumentos, técnicas e recursos de observação. E através da explicação dos fenômenos, busca caminhos alternativos para a solução dos problemas.
O conhecimento científico consiste na evidência dos fatos observados e controlados experimentalmente. O conhecimento filosófico e seus enunciados se fundamentam em evidências lógicas. No conhecimento teológico, o fiel não se detém na pesquisa dos fatos, ou análise dos conteúdos dos dogmas, a procura de evidência, de comprovação.
O conhecimento científico é baseado em fatos concretos, positivos, fenômenos perceptíveis pelos sentidos, mediante instrumentos, técnicas e recursos de observação, enquanto o objeto da Filosofia são ideias, relações conceptuais, exigências lógicas não redutíveis a realidade materiais e, por isso mesmo, não passíveis de observação sensorial pela ciência experimental.
A filosofia indaga e a ciência responde e avança. A ciência soma suas conquistas e progride; está em constante reconstrução suas conquistas e progride; está em constante reconstrução e