Conhecimento Científico
Conhecer é uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido.
Tipos de Conhecimentos
Popular, Cientifico, teológico e filosófico.
Popular
Popular é aquele que provém do povo e resulta da observação e experiência cotidiana.
Científico
Científico vai além do conhecimento popular, envolve as relações de causa e efeito acerca dos fenômenos, assim verifica-se que há um conhecimento objetivo, racional, sistemático, geral e verificável.
Nesse sentido pode-se dizer que o conhecimento popular busca solucionar problemas de ordem prática, já o científico, procura explicar o fenômeno.
A ciência se concretiza através da pesquisa cientifica -> Método cientifico -> conhecimento cientifico -> Ciência e fica sempre nesse circulo.
Método Cientifico
Definição
Trata-se de um processo de pesquisa que segue uma determinada sequência de etapas. São elas: observação, problematizarão, formulação da hipótese, experimentação e teoria. Etapas do Método Científico
Observação: Como o próprio diz, é a visualização de um fato (ou fenômeno). Essa observação deve ser repetida várias vezes, buscando obter o maior número possível de detalhes sendo, realizada, portanto, com a maior precisão possível. Deve-se tomar o cuidado com os “vícios” para ocorra uma observação correta do fato; em muitos casos, a pessoa ver o que deseja ver, e não o que está ocorrendo de fato.
Problematizarão: Corresponde à execução de questionamentos sobre o fato observado. E para essas perguntas, o pesquisador vai à busca de respostas. Um problema bem formulado é mais importante para a ciência do que a sua solução, pois, abrir caminho para diversas outras pesquisas.
Formulação da hipótese: A hipótese nada mais é do que uma possível explicação para o problema. No jargão científico, hipótese equivale, habitualmente, à suposição verossímil, depois comprovável ou de negável pelos fatos, os quais hão de decidir, em última instância, sobre a