conhecimento científico X conhecimento tradicional
X
Conhecimento científico
Introdução
A humanidade, no decorrer de sua história, construiu conhecimentos e desenvolveu, em suas práticas diárias, uma ciência própria. Borda (1984) denomina “conhecimento prático, empírico, que ao longo dos séculos tem possibilitado, que as pessoas sobrevivam, criem, interpretem, produzam e trabalhem”
Conceito
Aurélio: S.m. 1. Ato ou efeito de conhecer. 2. Idéia, noção. 3. Informação, notícia, ciência. 4. Prática da vida, experiência.
Platão: consiste de crença verdadeira e justificada.
Conhecimento Tradicional
O conhecimento tradicional diz respeito às informações acumuladas ao longo do tempo por uma determinada comunidade em relação às suas práticas, seus valores, sua cultura, enfim, suas vivências e experiências.
Tais conhecimentos não são permanentes nem inabaláveis, pois são gerados, modificados e reformulados pela comunidade.
Diferentes Definições
Sobre os saberes populares.
Para Marconi (2005), o conhecimento tradicional ou popular é “geralmente típico de camponês, transmitido de geração para geração por meio da educação informal e baseado em imitação e experiência pessoal”.
Guedes et al.(2000) definem o conhecimento tradicional “como o conjunto de saberes e saber-fazer a respeito do mundo natural, sobrenatural, transmitido oralmente de geração em geração”.
Dickmann (2008) afirma que “o saber popular é entendido como aquele adquirido nas lutas, que não está escrito nos livros, aquele que é fruto das várias experiências vividas e convividas em tempos e espaços diversos na história do povo”.
Para Chassot (2006), o saber popular é “aquele que detém, socialmente, o menor prestígio, isto é, o que resiste a menos códigos” e acrescenta que talvez devêssemos recordar que este saber popular, em algum tempo, foi/é/será um saber científico”.
Desses vários conceitos podemos depreender que a valorização dos