Conhecimento Cientifico
1ª parte
Do que trata o texto?
Qual a ideia principal que o autor quer transmitir?
O que o autor pretende demonstrar?
O texto em questão trata a relação entre ser humano e conhecimento, definindo as diversas formas que há de se adquiri-lo. Nos colocando como protagonistas de um cenário de pluralidades de realidades e perspectivas, que são notadas ou adquiridas dependendo da forma de conhecimento aplicada, seja racional e filosófica ou puramente sistemática e científica.
Nota-se que toda a forma de adquirir conhecimento ou aplica-lo tem relação com as necessidades do próprio ser. Da necessidade básica ou prática do “como”, até a necessidade de significado ou sentido do “por quê”.
Fica clara a distinção do que é conhecimento científico, o que se assemelha e o que não é; mesmo que tenha relação indireta, como no caso da filosofia que racionalizou muitos dos princípios aplicados atualmente no método cientifico.
Entende-se que o conhecimento científico foi e vem sendo construído aos poucos, na tentativa de compreensão do mundo a nossa volta. Daquilo tudo que podemos perceber com nossos cinco sentidos ou medir com instrumentos ainda mais sensíveis. Utilizando-se de metodologia hierárquica e sistemática que responde o “como” e influencia a reflexão do “por quê”.
2 Parte
Ideia principal e ideias secundárias do texto;
O que o autor pretende mostrar com o texto?
A posição crítica do grupo em relação à ideia do autor (acha relevante a posição do autor ou não), justificando a opção.
Muito interessante poder refletir sobre a criação de tantos pontos de vistas bem trabalhados e coerentes que, dependendo do ponto de vista, passam a não ser tão aceitáveis ou fracos.
Não só como profissionais, mas como seres membros de uma sociedade, vamos acabar nos deparando com pensamentos diferentes.