Respeitar é incluir
Justificativa:
Visto que a sociedade a qual vivemos ainda esta longe de assumir o seu papel integrador, no sentido, não só de incluir as diferenças nas relações e meios sociais, mas definidamente dialogar, valorizar e redescobrir e potencializar as habilidades particulares de cada indivíduo, o reconhecendo como seu humano digno e de iguais privilégios, com total condição de ser agente transformador de seu tempo e espaço social. Nesse âmbito procuramos justificar a realização do projeto, pois, por meio dele, visamos proporcionar reflexões acerca de conceitos pré-estabelecidos e atitudes pré-conceituosas, abrindo espaço, e assim, permitindo a cada indivíduo indagar-se sobre suas posturas, além de sua responsabilidade em promover ações que sirvam de exemplo de respeito, tolerância, cooperação, fraternidade e amor ao próximo.
"Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças"
Mantoan
Objetivo Geral:
Reconhecer e valorizar a complexa riqueza das diferenças humanas, por meio de um processo de sensibilização, utilizando atividades lúdicas acerca dos valores essenciais para a vida em sociedade tal como amor, respeito, igualdade, compaixão, cooperação, tolerância, humildade e solidariedade. A fim de estimular intervenções individuais e coletivas contra atitudes preconceituosas e excludentes sobre toda e qualquer pessoa. Objetivo Específico:
Despertar o interesse de conhecer o outro, acolher e respeitar suas diferenças, suas dificuldades e habilidades, visionando atitudes integracionistas que enriquecem as relações sociais, aumentando a auto-estima de ambos dentro e fora da escola.
Identificar e analisar de forma crítica os elementos geradores das diferenças, objetivando o combate ao preconceito, ao racismo, fatores de exclusão do educando.
Analisar de maneira investigativa e buscar compreender a diversidade étnico-racial, religiosa, social e econômica e respeitá-las.
Significar por meio das diferentes formas de expressão