Responsabilidade civil
Sociologia Jurídica na Améria Latina
Índice
1.0 – História da América Latina – da Colonização ao Século XX.
1.1- Breve relato acerca do processo de dominação e posterior descolononização da América desde 1492,
1.2- O Continente Americano na entrada do Século XX.
1.3- A América no período até a II Guerra Mundial.
1.4- A América e sua relação com os dois grandes blocos – Socialista e Capitalista- no pós-guerra e até o fim do século.
2.0 – A Política da América Latina em meio as mudanças do século XX
2.1- Estruturas políticas do começo até meados do século XX.
2.2- A ascensão e queda dos regimes totalitários e a relação dos países entre si e com o exterior.
3.0 – A América Ontem e Hoje.
3.1- De que maneira os fatos vividos no século XX se relacionam com toda a história do continente e quais as condições encontradas hoje.
Introdução A sociologia jurídica é uma maneira de análisar fenômenos sociais através de conceitos e métodos, criada no início do Século XX. Parte fundamental dessa ciência chamada sociologia jurídica é o fato de que o Direito é um fato social, e que deve ser visto como uma manifestação da realidade que se observa dentro da sociedade. Tal interpretação faz com que o direito possa ser analisado através de fatores sociais. A sociologia jurídica porém, mais do que uma ciência do direito e da sociologia , faz parte também da antropologia, da ciência política e até mesmo da psicologia, uma vez que analisa o direito sob a perspectiva daquilo que acontece na sociedade. Direito esse que pode ser analisado como uma junção de diversos ordenamentos na mesma sociedade. Uma questão fundamental quando se trata dessa sociologia jurídica é a relação que existe entre o direito e as mudanças dentro da sociedade. A maneira como um molda o outro e vice-versa, bem como o impacto que este exerce sobre aquele na ocasião de uma mudança significativa. E um ambiente que