Conhecimento cientifico
RESUMO
O conhecimento científico é responsável pela evolução humana dentro dos parâmetros antropológicos pelos quais a conhecemos. Sem ela, o ser humano demoraria muito para chegar a conclusões, que são comprovadas pelo método científico (pesquisa, experimentação, aplicação, conclusão, etc). O conhecimento científico não é um "dogma", pois chegar a conclusão de um fato, analisando um objeto, e outros não conseguirem provar, num primeiro momento, outras teorias sobre o mesmo, não significa que o resultado ao qual o primeiro chegou será uma verdade absoluta.
Palavras chave: conhecimento, método, pesquisa, resultado.
1 INTRODUÇÃO
O método científico, como nós o conhecemos hoje,surgiu na Idade Moderna, no século XVII. O Renascimento Científico não constituiu uma simples evolução do pensamento científico, mas verdadeira ruptura que supõe nova concepção de saber.
O conhecimento científico é o que é produzido pela investigação científica, através de seus métodos. Surge não apenas da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida diária, mas do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas. A investigação científica se inicia quando se descobre que os conhecimentos existentes, originários quer do senso comum, quer do corpo de conhecimentos existentes na ciência, são insuficientes para explicar os problemas surgidos.
2 ESPÍRITO CIENTÍFICO
O verdadeiro espírito científico consiste, justamente, em não dogmatizar os resultados de uma pesquisa, mas em tratá-los como eternas hipóteses que merecem constante investigação.
Ter espírito científico é estar, sobretudo, numa busca permanente da verdade, com consciência da necessidade dessa busca, expondo as suas hipóteses à constante crítica, livre de crenças e interesses pessoais, conclusões precipitadas e preconceitos.