CONHECENDO O ALUNO
Fizemos um grande circulo, com crianças de 4(quatro) anos e comecei a contar a história, não só através de minha voz, mas sim na gesticulação, na interação do grupo como um todo. Pegamos brinquedos e até me comportei como os personagens, encenei cada cena que se passava. O Patinho Feio foi a história escolhida do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
A história se baseia em um relato onde uma patinha estava chocando os seus ovinhos quando se deparou com um suposto filhote diferete dos outros e a mamãezinha achou aquele filhote muito feio e seus irmãozinhos também. Por tempos o patinho feio seguia sua mãe e seus irmãozinhos, mesmo a “família” dele o negando, porém por um dia ele viu refletir sua irmagem na água e se achou realmente muito feio, desconsolado saiu andando sem destino e procurando por alguém que quisesse ser seu amigo, mas ninguém naquele momento queria ser seu amigo. Ele continuava a caminhar e com esperanças de um dia encontrar alguém como ele e por último muito triste, por sempre ser rejeitado por todos na floresta, se escondeu atrás de uma enorme árvore. Quando um dia logo após do outono as folhas cairam e ele avistou um monte igual a ele, sim ele era um cisnei lindo e branco e nesta hora ele saiu cantando e bem feliz por ter encontrado sua linda família.
O tema e a história escolhida é adequada para crianças de 4(quatro) anos porque possui pedrominio de muitas gravuras, com poucos textos escritos e que podem ser lidos ou dramatizados. A história possui humor, expectativa e um mistério de como vai ficar o suposto patinho que na verdade é um cisnei. Escolhi este livro para desde cedo a criança saber enxergar de alguma forma o que ela vê de diferente, na verdade não é diferente, apenas possa ser que não haja o conhecimento, aprender a respeitar os outros, ao contar da história sentimos que elas ficam triste pelo patinho feio e torcem para que tudo dê certo. A criança desde cedo tem que aprender que existem as diferenças e