Conhecendo a Equipe de Voleibol Infantil do Clube Doze
SIRLENE HESS
Conhecendo a Equipe de Voleibol Infantil do Clube Doze
Trabalho realizado para a disciplina Seminário de Aprofundamento em Esportes-Voleibol, como parte da avaliação para a obtenção de nota de aprovação
FLORIANÓPOLIS, DEZEMBRO DE 2004.
INTRODUÇÃO
DANTAS (1998), definiu treinamento como ‘’um conjunto de procedimentos e meios utilizados para se conduzir um atleta a sua plenitude física, técnica e psicológica dentro de um planejamento racional, visando executar uma performance máxima num período determinado’’. O treinamento de esporte de alto rendimento tem por característica, melhorar a performance de uma equipe (ou de um atleta) que se enquadre em seus rígidos critérios de seleção.
Para que haja melhora na performance e que seu pico seja no período de competição, é necessário que se faça uma boa periodização, visto que para DANTAS (1998) “periodização é o planejamento geral e detalhado da utilização do tempo disponível para treinamento de acordo com objetivos intermediários estabelecidos, respeitando-se os princípios do treinamento desportivo”.
É importante salientar que as mudanças sofridas nas regras de jogo de voleibol fez com que as equipes sofressem uma mudança de estrutura e de planejamento para o treinamento. Atualmente o jogo ficou mais dinâmico, disputado, e os atletas tiveram que passar por um processo mais intenso de treinamento físico, técnico e tático, uma vez que cada erro propicia pontos ao adversário.
O trabalho a seguir visa realizar uma análise da equipe de voleibol feminino na categoria Infantil do Clube Doze de Agosto em 2005, descrevendo sua situação enquanto equipe, bem como propor um macro-ciclo anual e dois meso-ciclos que serão realizados na presença desta futura estagiária.
CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO
Dados do Clube
O Clube Doze de Agosto é um dos mais tradicionais da