Conhecendo as vidrarias
Questão 1: Qual o critério para um aparelho ser escolhido como referência para interceptação de leitura de volumes dos demais?
Resposta: Os instrumentos volumétricos são mais precisos que os graduados, porém, deve ser usado apenas para medir volumes específicos. O instrumento graduado mais preciso é a bureta. De um modo geral, para medidas aproximadas usa-se a proveta, enquanto que para medidas mais precisas, usam-se pipetas, buretas e balões volumétricos, que constituem material volumétrico.
Questão 2: Explique o motivo do erro causado por desvios do valor verdadeiro (ou real) de uma medição quando um líquido encontra-se numa temperatura superior à temperatura normal.
Resposta: Pode haver erro de medição de um líquido em uma temperatura superior à normal já que pode ocorrer a dilatação da vidraria, dependendo da temperatura, resultando no erro de leitura volumétrica. É possível também que o erro seja causado pela dilatação do próprio líquido.
Questão 3: Identifique no procedimento 2 onde ocorre a repetitividade e reprodutibilidade. Identificar as condições.
Resposta: A repetitividade consiste na reprodução do procedimento três vezes, como comandado. A reprodutibilidade, porém, consiste na medição do volume de água que é possível preencher um tubo de ensaio através da bureta e da proveta, duas vidrarias diferentes, sugerindo a diferença entre valores.
Questão 4: No procedimento 3, esperava-se coincidência dos valores dos volumes medidos nos diferentes aparelhos? Explique.
Resposta: No procedimento 3, foram medidos 100 ml de água destilada em uma proveta e transferido quantitativamente para um balão volumétrico de mesmo volume. Contudo, não esperava coincidência de valores entre as duas vidrarias, levando em conta que a proveta trata-se de uma vidraria graduada e o balão volumétrico, uma vidraria volumétrica, portanto, sendo as vidrarias volumétricas mais exatas que as graduadas, houve diferença de leitura de volume entre as duas