Medições volumétricas
INSTITUTO DE QUÍMICA
Medições Volumétricas e Densidade
Professor Drº: Rafael Pavão das Chagas
Alunos:
Brunno Silva
Lisiane Láira
Nixon B. Costa
Renato Dias
26 de Agosto de 2014
Goiânia - GO
Introdução
A Química é a ciência da matéria e das mudanças que ela sofre, sendo assim a ciência central. A matéria apresenta propriedades (físicas, químicas, intensivas, extensivas). As propriedades da matéria são objeto de estudo da química. A propriedade intensiva independe do tamanho da amostra: Cor, Temperatura e densidade que é o assunto trabalhado nesse relatório. Já a propriedade extensiva depende do tamanho da amostra: volume, massa… Uma propriedade intensiva como a densidade, é resultante da divisão de duas propriedades extensivas logo temos:
MassaVolume = Densidade
Esse é um conhecimento de suma importância na ciência pois é possível a identificação de elementos através apenas da densidade. Neste texto trabalhamos a descoberta de um material desconhecido átraves de sua densidade com busca na literatura. Trabalhamos também a precisão (evento onde relacionado com a repetição de resultados iguais) e a exatidão ( algo próximo do real, de acordo com padrões) de algumas vidrarias básicas usadas em laboratório. Afim de utilizar os conhecimentos adquiridos, foi realizado o cálculo da densidade de um solvente orgânico para comparação com as informações do frasco.
Materiais e Métodos
No experimento foram utilizados: béquer 50 mL, proveta 50 mL, balão volumétrico 50 mL, balança analítica, bureta, pipeta volumétrica de 10 mL, três amostras de metais diferentes,sendo eles: cobre, zinco, e aço.. Na primeira parte do experimento deve-se pesar cada vidraria seca através de uma balança analítica. Com o auxilio de uma bureta transfere-se 50 ml de água para cada uma