Congresso
O termo Congresso, originário da língua latina, com o sentido de caminhar, é um encontro de indivíduos que se unem com um objetivo conjunto, o de enfocar certos tópicos, transmitir artigos ou textos especialmente preparados para esta ocasião, expor proposições ou realizar um intercâmbio de conhecimentos.
Esta congregação, normalmente solene e promovida regularmente quando se trata de uma reunião de pessoas que trabalham na mesma esfera profissional, é muitas vezes aproveitada para também solucionar teses dependentes de uma futura resolução. Estes encontros são executados por organizações ligadas a determinadas atividades.
1.1 METODOLOGIA
No congresso um esquema elaborado por uma ou mais pessoas é apresentado. Seu propósito é educar ou convencer alguém de algo, por esta razão é fundamental que o expositor tenha um intenso conhecimento dos assuntos abordados. Para se produzir um encontro como este é necessário que haja uma abertura, que deve atrair a atenção do público; um núcleo central, durante o qual é apresentada a ideia que se deseja comunicar; e um encerramento, quando se deve fazer uma síntese do que foi exposto no cerne da reunião.
Quanto aos recursos tecnológicos, é preciso ter em mãos um equipamento audiovisual que enfatize as concepções transmitidas ou que simplifique o entendimento dos conceitos apresentados. Na conclusão da reunião é bom sempre deixar um tempo para os questionamentos ou para uma troca de ideias.
É necessário que o expositor estimule a interação dos presentes e de outros participantes do Congresso, para que eles elaborem perguntas e elucidem suas dúvidas. Ele deve providenciar respostas nítidas, pois assim evita qualquer mal-entendido. O orador não pode recorrer a interações subjetivas, pois corre o risco de excluir outros integrantes do encontro. O melhor mesmo é replicar as interrogações de uma forma generalizada e gerando sempre uma ponte com o que já foi discutido.
No dia-a-dia são igualmente promovidos