conforto
INTRODUÇÃO: Cerca de 8 horas por dia em média, para céu claro, há presença de iluminação natural que dispensa o uso de iluminação artificial em edificações, desde que os sistemas de captação de iluminação natural sejam adequados. No entanto, a iluminação artificial tornou-se a principal contribuição de iluminação no interior das edificações não residenciais, deve priorizar o uso da iluminação natural, quando esta é suficiente para o desenvolvimento das atividades visuais previstas para o ambiente e deve se usar a iluminação artificial em ambiente onde a iluminação natural não é suficiente.
METODOLOGIA: Foram escolhidas oito salas com áreas semelhantes, porém com um dos parâmetros que interferem na iluminação natural diferentes, ou seja, obstruções externas que barram parcela do céu visível e orientação solar.
RESULTADO: Como resultados têm-se o uso indiscriminado de películas fumê, o uso de proteções solares desnecessárias ou inadequadas se considerado entorno da edificação, a importância de cores de obstruções externas para a otimização da captação de luz natural e sua influência na distribuição de iluminânicas e o comportamento de salas voltadas a sul.
SUGESTÕES:
- para salas com obstruções externas que barram