CONFORTO VISUAL
CONFORTO VISUAL: ILUMINAÇÃO
Um bom sistema de iluminação, com o uso adequado de cores, criação de contrastes e escolha adequada de lâmpadas/luminárias pode produzir ambientes que promovem o bem estar, resultando em um conforto visual perfeito.
Para este sistema ficar perfeito, devemos tomar cuidado com o ofuscamento produzido pela presença de fontes luminosas excessivamente brilhantes em relação ao ambiente ao qual o olho foi acostumado.
Para reduzir o ofuscamento devem-se usar vários focos de luz ao invés de um único ponto, utilizar luminárias que possuam barreira entre a fonte luminosa e o olho, nunca posicionar a fonte luminosa na linha da visão e evitar superfícies altamente refletoras.
Lâmpada (AR 70) e spots (com vidro jateado) - apresentam barreiras para evitar o ofuscamento.
LUMINOTÉCNICA
É uma aplicação de técnicas de iluminação, considerada sob seus vários aspectos, incorporando: Tecnologias de equipamentos; fotometria; dimensionamentos; índices de iluminâncias normatizadas (ABNT).
É uma arte que concilia conhecimento técnico, gosto pessoal e aspectos emocionais. O maior desafio de quem “desenha” a luz está em conseguir bons resultados subjetivos. Luz você não vê, você sente!
Para alcançar resultados positivos depende diretamente de uma grande série de variantes, como o tipo do ambiente, tempo de permanência, linguagem arquitetônica, compor luz artificial com luz natural, perfil do cliente e custo final.
Na psicologia das cores a iluminação mais fria, induz a pessoa a se retirar mais rápido do ambiente, e a luz quente, ao contrário, dá a sensação de aconchego.
EFEITOS DA ILUMINAÇÃO
Luz Direta:É uma luz suave que não incide de um foco direcionado em particular. Para criar este efeito de iluminação deve-se utilizar materiais e cores de boa reflexão para tornar a luz mais abrangente, menos ofuscante e tornar as sombras mais suaves. (é a luz produzida, por exemplo, por uma persiana ou cortina