Museologia
A Museologia também é caracterizada por Maure como um sistema de valores. Isto por expressar uma ideologia específica, uma filosofia e um estado de espírito que caracterizam certos museólogos.
A Nova Muselogia é definida como uma Museologia de Ação. No parâmetro “Democracia Cultural”, está em destaque a função essencial do museu na perspectiva da Nova Museologia: um instrumento de desenvolvimento social e cultural, à serviço da sociedade democrática. Dessa maneira todos os grupos que existem no Estado-nação possuem os mesmo direitos e possibilidades de consolidação de sua própria cultura, sem existir uma exclusão.
No parâmetro “Um Novo Paradigma”, o autor fala primeiramente da visão monodisciplinar do museu tradicional, que confronta com a visão do novo museu, que prioriza a multidisciplinaridade e a ecologia. Depois, o autor analisa que o novo museu não está disponível a um público indeterminado, e sim a serviço de uma comunidade específica.
A Nova Museologia não é o contrário de Museologia, se opondo ao ponto de vista de alguns extremistas. É considerada uma estratégia que deve ser utilizada em certas situações.
No parâmetro “A Museologia como Ciência Social” o autor nos apresenta que toda ciência consagrada ao estudo dos fenômenos sociais e culturais pode ser objeto de diferentes práticas, de acordo com a sua utilidade ou com a distância existente entre o pesquisador e o objeto de seu estudo.
O museu tradicional, é uma construção que guarda uma coleção de objetos, e o novo museu, cujo campo de ação engloba o território de sua comunidade; território definido no senso de entidade geográfica, política, econômica, natural e cultural, como museu tradicional uma construção +