Conforto-Como está sendo tratada a acústica e a acessibilidade no Brasil
A presente dissertação surge da necessidade do melhor entendimento da acessibilidade e a acústica no Brasil.
A acessibilidade é um dos temas mais atuais e importantes no setor da construção civil. O assunto não é aplicado apenas na arquitetura e urbanismo, mas, nesse campo, é cada vez mais discutido e deve ser tratado com seriedade. De modo geral, trata-se de permitir às pessoas com deficiência, definitiva ou temporária, participarem de atividades que incluem o uso de edifícios, produtos, serviços e informação.
Na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. Atualmente estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão de toda população. Construções adaptadas e equipadas para garantir o máximo conforto e segurança aos moradores da terceira idade, por exemplo, têm tido estudos recentes no Brasil, mas já permitem referências suficientes para a concepção de espaços adequados à dinâmica de vida doméstica de todos.
Banheiros com barras de apoio, pisos planos e antiderrapantes, boa iluminação das áreas de circulação, botões de emergência nos cômodos são itens que merecem atenção para moradias que atendem a essa faixa etária e, na maioria dos casos, podem ser executados com baixos investimentos. Incentivar a sociabilização familiar, proteger a saúde e a integridade física promovendo o seu bem-estar são alguns dos objetivos alcançados quando se leva em consideração a questão de acessibilidade nos projetos. Observa-se que, ao longo dos anos, houve um enriquecimento em relação ao conhecimento sobre o assunto “acessibilidade”, sobretudo porque grande parte das soluções em acessibilidade depende de tecnologia.
Ou seja, com a evolução desta, a legislação referente à matéria tornou-se mais ampla, abarcando mais instrumentos que possibilitam e facilitam o acesso e utilização. O conceito