Logd
Prof. João Carlos Botelho Carrero
2014
Cap. 1: Medição e Incerteza
Introdução
Física é a Ciência que descreve, prevê e reproduz quantitativamente, fenômenos naturais.
Fenômenos naturais de interesse na Física são aqueles que podem ser verificados experimentalmente (medição) e que sob condições controladas e definidas acontecem sempre e podem ser verificados por qualquer pessoa. Para determinarmos quantitativamente uma grandeza física envolvida num dado fenômeno é necessário o uso de instrumentos. Os instrumentos de medição fornecem medidas quantitativas (intensidade numa dada escala) diretas e/ou indiretas.
Um exemplo de medida direta é a medida da variação da tensão ou de corrente elétrica. No segundo caso, a grandeza de interesse é determinada de modo indireto, ou seja, a partir de medidas diretas e de modelos matemáticos chega-se à determinação da grandeza em questão. Por exemplo, a determinação da distância entre íons paramagnéticos em um cristal pela técnica da Ressonância Paramagnética. Naturalmente em todo e qualquer processo de medição ocorrem erros e variações. O importante é que o experimentador deve estar, sempre, imbuído da melhor vontade de acertar.
Sistemas de Unidades
Ao exprimir uma grandeza física é necessário utilizar-se de um sistema de unidades, devendo-se manter a coerência, ou seja, todas as grandezas medidas deverão ser indicadas num mesmo sistema de unidades. A seguir algumas grandezas e suas respectivas unidades do Sistema Internacional (S.I.):
Grandeza
Unidade
Símbolo
Aceleração metro por segundo ao quadrado m/s2 Aceleração Angular radiano por segundo ao quadrado rad/s2 Ângulo radiano rad
Ângulo Sólido esterradiano sr
Comprimento
metro m Energia joule J
Força
newton
N
Freqüência hertz Hz
Impulso
newton-segundo
N.s
Massa quilograma kg
Momento Angular quilograma-metro quadrado por segundo kg.m2/s Momento de Inércia quilograma-metro quadrado