hotel hinkel
Atualmente, os forros de gesso estão entre os mais encontrados em obras no Brasil. Ele é bastante prático e rápido de fazer, além de existirem muitas empresas e autônomos especializados no assunto. O sistema consiste de uma superfície de gesso presa por arames à cobertura ou a uma estrutura intermediária de forma que, por baixo, o usuário veja apenas um plano liso. Izabel explica que o forro de gesso está basicamente dividido em duas grandes opções: o forro em placas (pequenas), que é mais barato, e o forro de drywall (grandes placas), que tem mais facilidade para trabalhar curvas e detalhes, inclusive pode ser usado na parede.
Existem, ainda, os clássicos forros de madeira prontos, que muitos conhecem por lambri (na verdade lambri é um tipo de revestimento para as paredes) e que são de instalação simples: as ripas vêm com um encaixe do tipo macho e fêmea e devem ser pregados ou parafusados a distâncias regulares, numa estrutura de madeira auxiliar, ou diretamente na laje. Vários tipos de madeira e acabamentos para esse tipo de forro são encontrados no mercado, e é possível, também, realizar variações com vernizes e tintas. Entretanto, há forros de madeira projetados sob medida que são impossíveis de serem alterados.
Outra alternativa são os forros metálicos, mais raros de encontrar no Brasil. Há tipos bastante diferentes, mas, no geral, podem ser divididos em dois grandes grupos: os lisos e os compostos.