conforto ambiental
O fluxo luminoso é a quantidade total de luz emitida por segundo através de uma fonte luminosa ou a potência de energia luminosa percebida pelo olho humano, como as lâmpadas. Esta unidade é medida pelo lúmen.
Tratando-se de uma superfície esférica há necessidade de se definir o ângulo solido. É a reação entre a área do setor desejado e o quadrado do raio. O ângulo solido é medido em esterorradiano e é o ângulo com vértice no centro de uma esfera, que subentende na superfície desta esfera uma área medida pelo quadrado do raio da esfera. A esfera roda corresponde a um ângulo solido de 4 pi esterorradiano cujo símbolo é dado por sr. O ângulo solido é utilizado para cálculo de intensidade luminosa. Em cada m² da esfera possui 1 fluxo luminoso de lúmen.
Luminância é a medida usada para a densidade da intensidade de uma luz que reflete em alguma direção. Descreve a quantidade de luz que atravessa ou é emitida de uma superfície em questão, e da cai segundo um ângulo solido. A luminância que o homem enxerga é apenas uma excitação visual. A definição de luminância é a razão da intensidade luminosa, incidente em um elemento de superfície que contém o ponto dado, para a área aparente vista pelo observador, quando esta área tende a zero. Área aparente significa que é a área projetada, aquela que é vista pelo observador. Exemplo disso quando a incidência da intensidade luminosa normal à superfície esta área aparente é a própria superfície, caso contrário é proporcional ao cosseno do ângulo . O nível de iluminancia é a quantidade de luz a atingir a unidade de área de uma superfície por segundo. A unidade de medida é lux. Um lux equivale a 1 lúmen por metro quadrado.
Potencia é a quantidade de trabalho