Santa Luzia
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ciências Sociais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
a) Apresentação da cidade.
• Nome; Santa Luzia
• Bandeira (se houver); Brasão do Município é representado pelo Santuário de Santa Luzia em branco e três chaminés de indústrias em marrom, simbolizando a tradição e o progresso de Santa Luzia. Os referidos símbolos integram um escudo na parte inferior à esquerda e posterior à direita, separados por uma linha diagonal dividindo as cores azul e rosa. Em baixo e ladeando o escudo, encontram-se dois ramos na cor verde. Acima, uma coroa azul com os seguintes dizeres em amarelo: “SANCTA LUCCIA HODDIE HERI ET SEMPER NIHIL DEFICIT”.
• Localização (mapa, Estado, etc.)
Santa Luzia é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, pertencente à Região Metropolitana de Belo Horizonte. Localiza-se a 19º46’11″ de latitude sul e 43º51’05″ de longitude oeste, a uma altitude de 751 metros. Situada à 27 km de Belo Horizonte. O município possui três vias de acesso com portais: via MG-020 ou Avenida das Indústrias; via MG-010 e MG-433 via São Benedito e via BR-381, através da Avenida Beira Rio AMG-145. Os portais marcam o limite da cidade com Belo Horizonte e Sabará e dão identidade ao município, além de fazerem parte do sistema de segurança da cidade.
• Número de habitantes;
De acordo com o Censo 2010 pelo IBGE é de 203.184 habitantes.
b) Descrição dos fatores locais produtores de cultura e que são típicos da cidade.
Os atrativos turísticos principais são: Igreja Matriz de Santa Luzia, a capela primitiva foi erguida por volta de 1701, em torno da qual se formou um rancho para tropeiros que vinham dos currais da Bahia para abastecer a região das minas. De 1744 a 1778 a primitiva capela sofreu várias alterações, tendo contribuído para isto o Sargento Joaquim Pacheco Ribeiro, em agradecimento à cura