Conformismo e Sociedade
Ciência, Tecnologia e Sociedade
1º Quadrimestre 2013
Aluno. Pedro Ivo Cardoso R.A 21077513
Resumo texto 1 – Conformismo pode destruir civilizações – 18/03/14
A falta de ideias originais pode deixar sociedades expostas à falta de adaptação diante de mudanças. Tal pensamento conformista inibe a capacidade de aprendizagem individual e inovação, podendo causar extinção da mesma, como a civilização Maia, no sul do México e migrantes escandinavos na Groelândia.
O agora é o principal foco das pessoas, não se importando com considerações futuras, mas as recentes tendências ambientais, problemas, nos leva a pensar se estamos preparados para viver com tais mudanças.
Talvez uma mistura de aprendizagem social e individual seria a saída para a evolução, sugeriam modelos anteriores ao conformismo atual. Porém devido ao custo de transmissão do aprendizado individual, o qual capacita para soluções emergentes, ele não é difundido para todos.
Segundo pesquisa, (Whitehead, H. & Richerson, P. J. Evolution and Human Behavior 30, 261–273 /Ano-2009), quando a aprendizagem social é fixo em uma sociedade, as chances de extinção é muito provável quando há grande variabilidade no ambiente. Porém se essa variabilidade tiver influência significativa na história de vida da sociedade (fitness), estratégias são formadas e assim favorecem a proteção da população, pois se um indivíduo se formar por várias influências sociais, poderia lhe proporcionar uma dinâmica de evolução em muitos aspectos. Concluindo esta questão, a pesquisa define que populações que escolhem modelos de aprendizagem ao acaso estão menos propensas a entrarem em colapso.
Voltando a uma das extinções citadas no começo para exemplificação do modelo estudado, o desaparecimento do nórdico na Groelândia se deu pelo isolamento da população e assim um conservadorismo muito forte se criou. Com as mudanças abruptas do clima, eles já não