Conflitos
“É um estado de espírito que se baseia essencialmente na percepção existente nas partes envolvidas de que um determinado alvo ou estímulo lhes provoca respostas antagônicas.”
“Quando uma das partes percebe que a outra afeta negativamente algo que a primeira considera importante”.
Robbins, 2005.
Caminhos do Conflito * Recusa do conflito: impossibilidade ou recusa de diálogo. Gera inquietação, ansiedade, até mesmo neuroses. * Caminho declarado: é o caminho da guerra, da luta que resulta na intenção declarada de eliminar o outro. * Caminho assumido: é o caminho da solução do problema, cada uma das partes aceita, automaticamente, examinar a situação e se esforçar na busca de uma solução.
Maneiras de encarar o conflito
NEGATIVA - o conflito é algo apenas prejudicial, devendo ser evitado a todo custo
POSITIVA - verificar o que ele pode trazer de benéfico (diferenças de opiniões e visões), aprendizagem e enriquecimento (em termos pessoais e culturais).
Origem dos Conflitos
As causas dos conflitos podem ser as mais diversas possíveis: * Diferenças de personalidade, * Atividades interdependentes no trabalho, * Metas diferentes, * Recursos compartilhados, * Diferenças em informação e percepção * Nas organizações - conflitos individuais ou grupais, disputam recursos limitados, possibilidades de progresso na carreira, privilégios e outras recompensas * Conflito pode surgir da frustração de uma ou ambas as partes ou da incapacidade de atingir metas.
Tipos de conflitos * 1- Intrapessoal: Aquele que ocorre na própria pessoa.
Indivíduo tem á escolha 2 alvos igualmente atraentes, dos quais só pode atingir 1, Conflito mais simples, O individuo aproxima-se daquele que julgar estar mais perto ou ser mais fácil de atingir. * 2- Interpessoal: Aquele que acontece entre duas ou mais pessoas.
O indivíduo tem de decidir entre 2 alvos igualmente desagradáveis, Menos fácil de resolver * 3-