conflitos
Árabe-Israelense
O conflito que ocorre entre os israelenses e palestinos é um dos mais importantes do Oriente Médio. Os principais motivos para tantos problemas são as diferenças culturais e a disputa de terras entre essas duas nações. Além disso, devem ser levados em conta os interesses econômicos e políticos nessas regiões.
Guerra dos Seis Dias
Em 1967, Israel invadiu a Faixa de Gaza, a península do Sinai, a Cisjordânia e as colinas de Golã, na Síria. Essa guerra, que teve duração de seis dias, mudou a relação do país com seus vizinhos e deu um novo caminho para o problema da palestina. Antes do conflito, o Egito interrompeu o Estreito de Tiran. Essa decisão fez com que Israel não pudesse ser abastecido pelo Mar Vermelho.
No dia 05 junho daquele ano, o exército israelense começou a guerra em direção à fronteira com o Egito e a Síria. A Jordânia atacou cidades israelenses, como Jerusalém e Tel Aviv e, por isso, o Estado de Israel invadiu a Cisjordânia. A guerra acabou no dia 10 daquele mês e o país passou a ter como território a Cisjordânia,o leste de Jerusalém, as Colinas de Golã, monte Hermón (que fazia parte do território da Líbia e da Síria), a Faixa de Gaza e o Sinai.
Conflito Irã-Iraque
O conflito entre Irã e Iraque começou em 1980 e o principal motivo para essa guerra foram as diferenças religiosas e a presença dos Estados Unidos na região do Oriente Médio. Até o ano de 1979, o Irã era um importante aliado dos EUA no Oriente Médio. Foi nesse período que ocorreu a Revolução Islâmica, no Irã, com a retirada do Xá Reza Pahlevi. Após a revolução, o país se tornou uma ditadura fundamentalista islâmica, com a defesa da revolução e críticas aos antigos aliados americanos.
Com a perda de sua aliança e das reservas de petróleo que havia no Irã, os Estados Unidos decidiram se aproximar do Iraque e de seu novo líder, Saddam Hussein. O conflito teve início por causa da passagemChatt-el-Arab, que levou o Iraque ao Golfo Pérsico para que