Conflitos
2. O Conflito
Financiado pelo Fundo Social Europeu
www.proinov.com
Curso de Liderança e Gestão de Equipas
2. O Conflito Índice
2.1. Definição de conflito.............................................................03 2.2. Natureza dos conflitos e tensões na relação interpessoal..05 2.3. A Gestão de conflitos e a negociação..................................08 2.4. Os estilos de comunicação...................................................11 Bibliografia...................................................................................13
2
www.proinov.com
Curso de Liderança e Gestão de Equipas
2.1. Definição de conflito
Numa definição abrangente de conflito, apresentada por K. Lewin, este é: “um processo dinâmico envolvendo fenómenos emocionais e cognitivos, cuja identidade está condicionada por factores situacionais.” No entanto a definição deste fenómeno tem evoluído, conforme se verifica a mudança dos tempos e das mentalidades. Assim, existem 3 abordagens principais:
Abordagem tradicional (1930-1940)
Nesta abordagem, o conflito deve ser evitado, uma vez que é entendido como algo destrutivo, violento e irracional. Nesta altura este fenómeno é entendido como um sintoma de perturbação no processo de comunicação no seio do grupo, onde impera um clima de tensão e agressividade.
Abordagem comportamental (1940-1970)
Nesta perspectiva o conflito deve ser aceite, pois assume-se que é inerente a todos os grupos ou organizações. Acredita-se que pode ser catalisador de uma performance melhorada.
www.proinov.com
3
Curso de Liderança e Gestão de Equipas
2. O Conflito
Abordagem interaccionista (1970)
Nesta abordagem não só o conflito é aceite como algo natural como é encorajado, uma vez que a harmonia pacífica tem tendência a tornar um grupo estático, apático e desmotivado. Representa um sinal de vitalidade e é entendido como tendo responsabilidade no processo criador e construtivo.