Conflito Violento
O termo conflito define o conjunto de duas ou mais hipotéticas situações que são exclusivas, isto é, que não podem ter lugar em simultânea (por serem incompatíveis).
Sendo assim um Conflito Violento vai ser nada mais, nada menos, do que as guerras ou desentendimentos de uma sociedade ou nação.
Guerras mundiais. Os conflitos mundiais de 1914-1918 e 1939-1945 balizaram a ascensão dos Estados Unidos como primeira economia do planeta. Em ambos os casos o país, inicialmente neutro, terminou por se envolver no confronto. Um ponto a destacar é a diferença de atitude após as duas guerras. Em 1919 predominou certo isolamento provinciano e os Estados Unidos recusaram-se a ingressar na recém-formada Liga das Nações. Em 1945, conscientes de sua responsabilidade como potência mundial, tiveram uma atuação decisiva para a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), sediada em Nova Iorque.
Tipos de Conflitos:
Radical ou de Sobrevivência.
Radical: Apenas um dos adversários terá condições para sobreviver, o que acontecerá á custa da destruição ou completa rendição da outra parte.
Exemplo: Líbia pós-Kadafi.
Incidentes violentos vêm acontecendo nas cidades líbias de Benghazi, Al Kufra e Zintan, e há chance de que outras disputas também sejam desencadeadas em breve na região dos tuaregues, noroeste do país. As quatro localidades representam um grande desafio ao governo líbio. Uma ex-autoridade de segurança interna do país morreu em um atentado a bomba em Benghazi. Um explosivo já havia ferido Muftah al Urfi gravemente há alguns dias, quando ele deixava uma mesquita. Também há poucos dias, um representante dos Estados Unidos e um comboio da embaixada britânica foram capturados em estradas do país.
Num Conflito de Sobrevivência Comum, o mais provável é que ambos os contendores sobrevivam, o que significa que no futuro irão novamente confrontar-se ou cooperar.
Exemplo: já na Sobrevivência comum, vimos os conflitos entre os partidos políticos do MPLA e UNITA.