conflito norte x sul
O conflito social em Norte e Sul, de Elizabeth Gaskell
X Salão de
Iniciação Científica
PUCRS
Natália Ramos Ferreira, Pedro Theobald (orientador)
Faculdade de Letras, PUCRS, Programa de Educação Tutorial
Resumo
Introdução
Apesar do grande interesse pela literatura inglesa do séc. XIX, Elizabeth Gaskell não obteve tanta visibilidade quanto outros autores, como Charles Dickens, Charlotte Bronte e
George Elliot. Porém, nas últimas décadas, sua obra tem despertado o interesse dos estudiosos que passaram a atribuir a ela maior importância, considerando-a uma das principais escritoras de sua época (Matus, 2007).
O presente trabalho analisará o conflito social na obra Norte e Sul. Considerado um romance do subgênero industrial, essa obra aborda a questão do contraste de cultura entre o norte e sul da Inglaterra e o conflito entre patrões e operários no norte industrializado. O objetivo geral do trabalho é, portanto, analisar de que maneira Elizabeth Gaskell apresenta o conflito de natureza geográfica, entre norte e sul, o conflito de natureza profissional, entre patrões e operários e, por fim, o papel que a mulher exerce como mediadora desses conflitos.
Esse papel de mediação desenvolvido pela heroína da história é, segundo Dorice
Elliott (1994), de fundamental importância para se compreender algumas das questões mais polêmicas da obra, tais como o final feliz que foi considerado por muitos como contraditório à posição de Gaskell.
Considerando que, no Brasil, Elizabeth Gaskell é pouquíssimo conhecida, a relevância do trabalho está no fato de promover um estudo mais aprofundado dos aspectos que a tornam uma autora de tamanha importância. Além da importância de se aprofundar os estudos, divulgando a obra desta escritora, o trabalho também se justifica por lidar com temas que são contemporâneos aos nossos dias. Os conflitos sociais que serão analisados e que aconteciam na época em que Elizabeth Gaskell escreveu podem ser observados até