Estruturalismo
O conceito mesmo de estrutura nao está isento de ambigüidade, já que é utilizado em campos diversos. Entretanto, a noçao de estrutura sobre que se baseia o estruturalismo parte fundamentalmente da noçao elaborada pela lingüística de F. de Saussure. Nela, a noçao de estrutura - baseada no estudo da linguagem como sistema de signos -, é entendida como um todo que só pode compreender-se a partir da análise de seus componentes e da funçao que cumprem dentro do todo. Essas estruturas têm, assim, o caráter de uma totalidade na qual qualquer modificaçao de alguma das suas relaçoes afeta o conjunto, já que a estrutura mesma está definida por suas relaçoes, sua autorregulaçao e suas possiveis transformaçoes.
A partir de sua aplicaçao na lingüística, o estruturalismo começou a extender-se a outras ciencias sociais. Como consequencia de sua posiçao anti-historicista e anti-subjetivista e da noçao mesma de estrutura, o estruturalismo é uma forma de anti-humanismo metodológico que proclama a «morte do homem».
A constituiçao do estruturalismo como corrente metodológica se deu principalmente na França, em luta aberta contra a corrente existencialista representada por Sartre (contra quem Lévi-Strauss polemizou diretamente), e contra todas as formas de pensamento historicista, incluindo o marxismo.
Nesse confronto, o estruturalismo foi acusado, especialmente por Sartre, de ser uma mera ideologia formalista que conduzia a posiçoes conservadoristas.
A luta de Sartre é justamente a defesa da liberdade do homem, portanto uma visao humanista.
Em um estruturalista vc vai encontrar o contrário, a tese de que nao existe a liberdade humana: "toda açao humana é condicionada".
Continuando depois da msg postada acima pelo Walace)
A noção de estrutura sobre a qual se baseia o estruturalismo nas ciências sociais