Conflito Irã X Israel
Relatório sobre o conflito entre Irã e Israel
1 – O que é o conflito em questão?
O conflito entre Israel e Irã se refere ao programa nuclear iraniano e também ao suposto financiamento pelo Irã ao Hamas e Hebozllah. Israel diz que o enriquecimento de urânio do Irã á para armas nucleares e o Irã diz que é para fins civis e pacíficos.
2 - Por que ocorre?
Ocorre que Israel, com o apoio dos EUA, tem sustentado que o real interesse iraniano seria o desenvolvimento de armamentos nucleares, o que poderia gerar crises no Oriente Médio. Acusam também o Irã de financiar os grupos terroristas Hamas e Hebozllah em ataques contra os EUA. O Irã não reconhece o Estado de Israel, dizendo que o Irã existe há milênios e os israelenses estão ocupando esses territórios pelos últimos 60 ou 70 nos, sempre com apoio ocidental. Dizendo que os israelenses não têm raízes históricas na região. O Irã se defende dizendo que é vítima da propaganda preconceituosa contra ele. Acusa Israel e EUA pelo assassinato de quatro cientistas iranianos desde 2010, com o objetivo de sabotar seu programa nuclear. Israel se recusa a comentar sobre as mortes.
3 – Como ocorre?
Com ameaças de ambos os lados. Israel diz que mesmo sem o apoio dos EUA (eles querem a invasão somente após as eleições presidenciais de novembro) quer bombardear o Irã. O Irã, ao mesmo tempo, quer soluções, pois diz que não tem medo e irá fazer retaliações, mas deve se lembrar do que aconteceu com o Iraque. Seu presidente diz que Israel representa incômodos mínimos que aparecem apenas para serem eliminados. Diz que acaba com Israel em sete dias.
4 – Onde ocorre?
No Oriente Médio, em Israel e Irã, e também em discussões na ONU.
5 – Quais as consequências?
As consequências seriam desastrosas. Milhares de israelenses e iranianos morreriam e se realmente houver ataques nucleares, massacraria também a população da Palestina e grande parte do