Conflito Entre Palestinos e Judeus
Coube a Inglaterra a administração da Palestina, com o compromisso de criar um “lar” para os judeus em território palestino ( carta das Nações 1922).
Surge um momento nacionalista judeu (movimento sionista) que diante da falta de inciativa dos ingleses em resolver o problema, começa a assentar judeus que viviam na Europa oriental em terras compradas dos palestinos, causando revolta e medo na população.
A PARTICIPAÇÃO DA ONU NO CONFLITO: Em 1947 a Inglaterra, sem conseguir controlar a região, entrega a ONU a administração da Palestina. Os técnicos da ONU elaboraram proposta de dividir o território Palestino, destinando 52% dele aos judeus. Aprovado o plano da ONU em Assembleia da Palestina, iniciam confronto com os judeus, que durou 3 anos e terminou coma vitória de Israel que no final do conflito controlava 78% do território palestino.
Sem lideranças e vivendo divididos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, os palestinos não conseguem formar um governo.
A GUERRA DOS 6 DIAS: Egito, Síria e Jordânia , em 1967, atacam Israel, mas são derrotados, tendo parte de seus territórios anexados por Israel.
NEGOCIAÇÃO DE PAZ: A comunidade internacional, incomodada com a situação dos palestinos, se esforça em obter um acordo que ponha fim aos conflitos, na região, e de volta parte do território hoje ocupado por Israel. Sem sucesso, pois todas as propostas esbarram nas intransigências do governo Israelense.