Confiabilidade de Sistemas
ATPS – Parte 1: Governança de TI
Desafio
Hoje em dia empresas de qualquer seguimento competem entre si para produzir os melhores produtos e/ou serviços, ter os melhores preços e fortalecer sua marca e imagem. Neste cenário competitivo as empresas procuram investir muito tempo e recursos em planejamento estratégico, pois os profissionais entendem que tomar decisões corretas é vital para que suas empresas continuem ativas, em crescimento e lucrativas. As decisões estratégicas dependem das informações acumuladas e disponíveis na empresa. A informação é um dos bens mais preciosos da organização e por isso é importante ter um processo de segurança dos sistemas de informação para garantir sua confidencialidade, disposição e integridade. No desafio proposto há uma empresa que produz software (Software House XYZ) para gestão de empresas de diversos seguimentos que deseja desenvolver uma cultura e políticas de seguranças de informação mais consistentes. Para por em prática as políticas de segurança a empresa contratou sua equipe de consultores que irão apresentar um Projeto de Segurança de Informação e os meios para implementá-lo.
Objetivo
Elaborar um relatório sobre um Projeto de Segurança de Sistemas de Informações.
Atividade
Parte 1
Ler os capítulos do livro-texto ou complementar e utilize a Internet para pesquisar sobre “Governança de TI” abordando os itens a seguir:
1. Objetivo da Governança de TI. A TI engloba os recursos computacionais que provém serviços de comunicação, processamento e armazenamento de dados. A Governança de TI tem como objetivo realizar o alinhamento da TI aos requisitos do negócio, que se baseiam nos marcos de regulação externos, na continuidade do negócio e atendimento as suas estratégias. Assim visa-se tornar a organização da empresa mais eficaz e eficiente, realizando a automação dos processos e diminuindo custos. Os objetivos podem ser