Conferência: como fazer televisão de qualidade para crianças
Beatriz Rosemberg, atua na TV Cultura desde que era estagiária, é Coord. de Núcleo Infanto Juvenis, Consultora de Entretenimento do Núcleo Infanto Juvenil da TV Cultura, Consultora de Entretenimento Educativos de Crianças e Jovens, Faz parte do Júri Coca-Cola e Vencedora de vários Prêmios de Programação Infantil.
São muitos os elementos, envolve desde a escolha de programas internacionais e nacionais aos profissionais envolvidos. Não precisa ser divertido ou educativo, cada programa tem um objetivo principal, por exemplo o XTudo, é uma revista para crianças de 07 a 10 anos, é um programa educativo tem ciência, as experiências agradam muito as crianças, além de ser um complemento para a escola ( fazer experiência em casa e ler ), nesse programa exibido foi mostrado como fazer um submarino passo a passo, tudo agrada as crianças nessa faixa estaria.
No programa do Cocoricó, por exemplo, usa bonecos como a indiazinha que traz a cultura indígena para as crianças, mostrando a quantidade de palavras indígenas que temos na nossa língua, como por exemplo abacaxi, pipoca, maracujá, jabuticaba, jacaré, caju, etc.,tudo isso através da música TU TU TU TUPI TUPI GUARANY, fala que “ todo mundo tem um pouco de índio dentro de si ” isso faz com que a criança treine o olhar. Ou no programa onde, de forma bem clara, foi passado para as crianças sobre o processo digestivo, sobre o Cocô, sem deixar que a criança se encante com o que está assistindo, dando um resultado bom, onde a criança aprende, diverti e interage.É uma educação disfarçada, para Beatriz, as escolas poderiam estar levando mais desse universo para as salas de aula.
O Castelo Ra Tim Bum, é feito para uma outra faixa etária, enfim tudo é feito visando todas faixas etárias, e na grade de programação da TV Cultura entre um e outro programa essas faixas etárias são visíveis, fazendo assim, com que a